A Era do Rythm and Blues e do Rock'n Roll

O estilo conhecido pela sigla R&B (Rythm and Blues) foi criado pela revista Billboard para discos de artistas negros destinados ao público negro, substituindo o termo 'race records' (discos para uma determinada raça, no caso a negra).

Basicamente designava estilos de música criados por músicos negros urbanos desde os anos 40.

R&B e Elvis Presley

Na metade dos anos 50 houve um aumento do interesse pelo R&B por parte do público branco e, com isso, músicos brancos passaram a utilizar a forma, o ritmo e o som para criar o que viria a ser conhecido como “rock'n'roll”. Muitos dos primeiros sucessos de Elvis Presley, por exemplo, foram regravações desse estilo.

Alguns artistas negros do gênero como Chuck Berry e Fats Domino avançaram e passaram a ser músicos de rock'n'roll.

A influência do R&B

O tão falado som “uptown” dos grupos e nomes da gravadora Motown, como The Supremes e The Temptations foi criado adicionando-se cordas e letras de amor jovem ao R&B.

O Início

O rock emergiu desde a metade dos anos 50 para se tornar a maior forma de música popular dos jovens dos Estados Unidos, da Europa ocidental e, posteriormente, de todo o mundo moderno. Seus diferentes estilos impedem uma única definição rítmica. Talvez a única coisa que une todo o rock é a ênfase dada à marcação (batida).

Rock Around The Clock

Paralelamente os maiores produtores de discos, observando o sucesso crescente do R&B e rock'n'roll até então lançados somente nos chamados discos “race” (destinados a um grupo racial específico, no caso o negro) passam a criar covers brancos, versões mais polidas das mesmas canções de artistas negros, visando atingir o público branco.

A Febre do Rock

O cinema da época contribuiu com nomes como Marlon Brando, James Dean e outros, que personificavam nas telas as mudanças tão exigidas em filmes como “Rebel Without a Cause” e “The Wild One” (no Brasil, Juventude Transviada e O Selvagem).