Os Anos 90

A década que parecia prenunciar um “revival” do hard rock, através do sucesso do Guns n’Roses, deu origem a mais uma daquelas reviravoltas comuns à historia do rock: o nascimento do “grunge”.

Tudo começou a mudar, quando, em 1991, uma das bandas que haviam saído dos porões da Sub Pop, lançou um artefato chamado “Nevermind”. Foi o disco certo na hora certa. Em poucas semanas havia estourado a casa de um milhão de cópias. O hit “Smell Like Teen Spirit” tornou-se o hino de uma geração de adolescentes sem causa. Seu criador: o Nirvana, de Kurt Cobain.

A febre Nirvana tomou conta do mundo inteiro. Os grupos anteriores da Sub Pop acabaram assinando contratos milionários com as grandes gravadoras e o “grunge”, a mal definida mistura de melodias simples e guitarras pesadas, virou moda até na indumentária dos jovens. Bandas como Pearl Jam e Soundgarden tornaram-se estrelas, com direito a turnês gigantescas e faturamento idem. Subprodutos como Stone Temple Pilots faturaram milhões, travestindo sons dos anos 70 com uma roupagem nova.