Amanhã é outro dia!

Existe uma célebre frase, que acredito que, todos conheçam, de um personagem famoso do cinema, Scarlett O'Hara, vivido pela atriz Vivien Leign em "O vento Levou".

Tomorrow I'll think of some way . . . after all, tomorrow is another day.
Amanhã eu vou pensar em alguma forma... Afinal, amanhã é outro dia.

Que frase simples e tão profunda. Podemos ler essa frase de várias formas. Hoje não tenho estrutura para resolver nada. Ou, de fato, é melhor pensar nisso em um outro momento com a cabeça mais tranquila. Ou ainda, cada dia tem seu peso, uns dias são mais confusos do que outros, e às vezes, um assunto pode ficar para amanhã... ou ainda, hoje não quero ver 'essa realidade' e vou esticando sempre para o amanhã, e, desta forma, enfrentamos o problema ou o medo mas não queremos vê-lo.

Seja como for, uma simples frase como esta, pode ter um significado enorme. Seja como for, a frase em si nos diz: 'vou respeitar o meu tempo', vou respeitar minhas condições emocionais e não exigir mais de mim do que possa dar nem aos outros, nem a mim mesmo.

E a arte vai seguindo com a sua função de nos fazer ver o mundo de várias formas. Admiro muito quem se preocupa em ter esta função na arte.

For me, Art is the restoration of order.
Para mim, arte é a restauração da ordem. Toni Morrison

Assim como, admiro pessoas que tem essa coragem, muitas vezes sem saber, de viver em acordo consigo mesmo.

Todos sabemos, assim espero, que ter coragem não é ter ausência de medo.

O medo se disfarça em várias faces e inúmeras vezes nem percebemos que estamos com medo e nos defendemos. Muitas vezes ouvimos críticas aonde não existem, por justamente estarmos nos defendendo de nosso próprio medo. Inúmeras vezes, mostramos atitudes em que, parece que estamos nos precavendo de sermos atacados, quando de fato, não estamos sendo, a não ser por nós mesmos, pela nossa forma de ver e ouvir o mundo e as pessoas à nossa volta.


Outro dia eu vi um vídeo no YouTube, onde a atriz Angelina Jolie estava visitando os refugiados na fronteira da Síria com a Turquia. Como sempre, a atriz se "joga" em campos minados e demosntra constante falta de medo, ou, pelo menos ela o assim deseja demonstrar.

Eu me considero uma pessoa corajosa.

Corajosa em denunciar, corajosa em dizer o que penso, corajosa em ponderar, em não ser precipitada, corajosa em ouvir críticas, as opiniões dos outros sobre mim... Mas não tenho a mesma coragem de, a exemplo, desta atriz que se enfronha em países onde sabemos que o mundo é o oposto da realidade moderna, um mundo completamente radical.

A coragem de cada um é particular. Já sabemos. Uns tem para uma coisa, outros para outras coisas. O que precisamos então, é ter a atitude de mostrar que temos consciência de nossos limites, e aquela outra consciência que não temos o tempo todo, solicitar aos amigos verdadeiros que a percebem, nos mostrarem.

Precisamos ter coragem de ter consciência.

Aprendi também que, é preciso ter coragem sempre para 'aprender' a respeitar a si mesmo em primeiro lugar e ter sempre consciência de nossos limites emocionais.

Ou, como dizia Clarice Lispector: "Nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza."



"Todos os dias, milhares de pessoas correm vítimas de perseguição, guerra e terror.
Mesmo uma é demais.
Uma família forçada a fugir é demais.
Uma criança que cresce em um campo já é demais.
Um refugiado sem esperança é demais.
Faça uma coisa - visite UNHCR.org e aprenda como você pode fazer a diferença."







"Every day, thousands of people run from war, persecution and terror.
Even one is too many.
One family forced to flee is too many.
One child growing up in a camp is too many.
One refugee without hope is too many.
Do one thing – visit UNHCR.org and learn how you can make a difference."










CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À PEDOFILIA NA INTERNET



 IMPERDÍVEL: ESOTÉRICA CDROM PARA DOWNLOAD





Copyright ® 1995 BMGV © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Textos, áudios e imagens extraídos do cd-rom ® ENIGMA & ESOTÉRICA & 100 ANOS DE MÚSICA.
Textos, áudios e imagens extraídos dos livros ® O PORTAL DOS ANJOS & ELVIS PRESLEY.